Em 1970, a partir do movimento de regionalização da cidade de Curitiba, do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano (PMDU) criou-se as nove regionais. Atualmente, temos 10 regionais devido à criação da Regional Tatuquara. Localizada ao norte, a Regional Boa vista faz divisa com os municípios da região metropolitana como Colombo, Pinhais e Almirante Tamandaré. Sua área corresponde a 14,38% do território de Curitiba. É a segunda maior regional em extensão territorial com 6251 hectares. Para saber mais dados específicos da regional.
Os equipamentos relacionados ao meio ambiente e lazer correspondem a um total de 179, contendo: 78 praças, 81 jardinetes, 12 parques e bosques, 1 centro esportivo, 1 eixo de animação, 3 lagos e 1 núcleo ambiental. A educação da Regional Boa Vista dispõe de 26 Centros Municipais de
Educação Infantil (CMEIs), 24 Escolas Municipais (EM) e 1 Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). A Regional abrange os seguintes bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e
Tingui.
Bairro Bacacheri
Localizado na região nordeste do município de Curitiba. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma área de 6, 98Km², o bairro representa 1,4% do total da cidade. A história do bairro se confunde com a fundação da Colônia Argelina, que ocorreu em 1869, e ganhou esse nome por ter a maior parte dos seus imigrantes formada por franceses, que se deslocaram da Argélia até aqui.
A história mais conhecida pelos moradores do bairro faz referência à chegada dos imigrantes em Curitiba no século XIX. Naquele tempo, havia uma diversidade de línguas na cidade. Em busca de aprender a língua oficial do Império do Brasil, alguns imigrantes produziam situações divertidas que acabaram contribuindo com o folclore regional. Uma delas conta que um dos antigos imigrantes tinha uma vaca de estimação com o nome de Chèrie, que significa “querida” em francês. Certo dia, a vaca desapareceu e o dono, procurando seu animal, perguntava a todos que encontrava se tinham visto sua “vaca Chèrie”. O sotaque fez-se entender “vaca” como “baca” e o Chèrie como “cheri”, denominando o bairro como Bacacheri.
Outra versão, relata que um produtor rural francês tratava sua vaca com muito carinho. Ao se referir à vaca, disse “baca cheri”, baca significava “vaca” e chèrie em francês “querida”. Transmitidas de geração em geração, essas duas versões são baseadas em fatos históricos. O historiador Ermelino de Leão diz que o nome do bairro se origina da língua tupi-guarani e significa “rio pequeno”, fazendo referência ao rio que banha o bairro e que recebe o mesmo nome, rio Bacacheri.
História
No passado, a Estrada da Graciosa era a atual avenida Prefeito Erasto Gaertner, localizada no bairro Bacacheri. Esse caminho, que ligava Curitiba ao litoral do Paraná, favoreceu o desenvolvimento local, pois viajantes que partiam em direção a Paranaguá contribuíram para que o comércio e alguns
serviços fossem implantados e muitos moradores se fixassem por ali. Essa região, no início do século XX era composta por chácaras e propriedades rurais, destacando-se a atividade pecuarista.
Antigamente, os bairros Jardim Social e Bairro Alto faziam parte do Bacacheri e, a partir da Lei Municipal n.° 5.541, de 1967, a Prefeitura de Curitiba criou o Distrito do Bacacheri. Clique aqui e navegue pela região.
Infraestrutura do bairro
O bairro Bacacheri tem alguns espaços que o torna muito importante para a cidade de Curitiba e seus cidadãos. Podemos citar o famoso Aeroporto do Bacacheri, o Museu Rosacruz, o parque Bacacheri, o Cindacta II, entre muitos outros.
Parque Bacaheri
Antigamente, era conhecido como “Tanque do Bacacheri” e pertencia ao proprietário Manoel Fontoura Falavinha. Nessa época, funcionava
como um local de recreação com aluguel de barcos a remo para passeio no lago. Tempos depois, o parque foi desativado devido ao assoreamento do tanque que levou ao seu esgotamento. Posteriormente, essa área foi destinada à utilidade pública e, em 1988, em benefício aos moradores da região, foi inaugurado o Parque General Iberê de Mattos, mais conhecido como Parque Bacacheri. É uma das atrações do bairro, sendo frequentado por vários moradores para prática de esportes e atividades de lazer.
Museu Egípcio e Rosacruz
Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon Fundado em 1990, o museu é mantido pela Ordem Rosacruz – AMORC. O acervo conta com réplicas de peças egípcias que pertenciam a vários períodos distintos, como a Múmia Tothmea, presente em uma sala com pinturas inspiradas em tumbas do Egito Antigo. Nele é possível conhecer a XV Exposição de Longa Duração, por meio do tour virtual 360° , com o tema “A Literatura no Egito Faraônico”, que ficou berta para visitação de setembro de 2016 até agosto de 2018. Acesse também o vídeo produzido pelo Programa Linhas do Conhecimento sobre esse espaço.
Aeroporto de Bacacheri
A movimentação de aeronaves de pequeno e médio porte também faz parte da rotina dos moradores do bairro. Esse espaço é sede do Cindacta II e também do Aeroclube do Paraná, que foi a primeira escola de aviação do estado. Os associados eram militares, dos quais muitos fizeram e ainda fazem parte do quadro associativo, colaborando como professores e instrutores. Neste local, também se encontra o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (PBMOA). Acesse a videoaula produzida pelo Programa Linhas do Conhecimento sobre esse espaço.
Cerâmica Colle
Uma das arquiteturas mais antigas da região é de uma fábrica de refratários, tubos e conexões. Fundada em 1871, foi desativada, aproximadamente, há dez anos. Parte da construção, que ainda resiste ao tempo, localiza-se ao lado do Conjunto Solar. Alguns moradores da localidade relatam que grande parte da infraestrutura de saneamento da cidade foi constituída por tubos de barro, que eram produzidos por essa antiga cerâmica.
Casa do Burro Brabo
Construída por volta de 1860, é uma construção que possui características rurais dentro de Curitiba. Essa casa também funcionou como um armazém e foi utilizada como pousada para viajantes. Há relatos de que Dom Pedro II chegou a se hospedar no local durante sua passagem pela região. Ali, também ficavam os burros que eram utilizados no caminho da antiga Estrada da Graciosa, dando origem ao nome Casa do Burro Brabo.
Feiras livres
Uma das mais movimentadas da cidade, a feira do Bacacheri conta com cerca de 60 barracas de artesanatos diversos e mais 26 barracas de frutas e verduras. É uma tradição os moradores da região iniciarem o domingo com um delicioso pastel da feira acompanhado de caldo de cana. Essa feira está localizada na Avenida José Gulin e funciona aos domingos. A Feira Noturna acontece nas quartas-feiras, onde o consumidor encontra também comidas típicas regionais e internacionais. É organizada na Rua Helena de Oliveira Cunha.
Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
O Bairro do Bacacheri possui alguns locais para a realização de atividades de esporte e lazer. Podemos destacar aqui o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira. Esse espaço possui quadras de esportes e uma pista de skate bastante utilizada pelos piás curitibanos. Há também uma academia ao ar livre, com intuito de estimular a prática de exercícios físicos.
Educação e saúde
O bairro possui algumas escolas que atendem crianças e estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As EM Eny Caldeira e Jaguariaíva são opções de escolas públicas. Aliás, a EM Jaguariaíva possui o Farol do Saber e Inovação Antônio Callado. Além disso, os moradores também são atendidos pelo CMAEE Prof.ª Arlete Procotte e pelo Colégio Estadual Leôncio Correia, destinado aos estudantes do Ensino Médio que moram na região.
Quando o assunto é saúde, a população do bairro pode contar com a Unidade Municipal de Saúde Bacacheri.
Áreas verdes e de lazer
O bairro tem 21 espaços entre praças, eixo de animação e jardinetes. A Praça Aurora Lambertucci Geronasso, localizada na Rua Costa Rica, dispõe de uma cancha poliesportiva, um campo de futebol de areia, parquinho e equipamentos para ginástica ao ar livre. A Praça Professor Carlos Stellfeld, localizada na Rua Canadá, tem uma pequena área verde e um parquinho para os “curitibinhas”.
Animação Coronel Adélio Conti,
O Eixo de Animação Coronel Adélio Conti, localizado no Conjunto Solar, possui academia ao ar livre, parquinho e uma quadra de areia.
A Praça Nakume Nakahata, localizada próxima à Avenida Nossa Senhora da Luz, é um espaço verde sem equipamentos. O Jardinete Geraldo Meira Goes, localizado no Conjunto Solar, é um pequeno espaço verde que contém parquinho para diversão das crianças e uma deliciosa sombra para descanso dos moradores.
fonte : https://educacao.curitiba.pr.gov.br/
Cometários: